19 fevereiro 2011

Só no Japão: o tradicional e o bizarro na feira de arcade AOU

Só no Japão: o tradicional e o bizarro na feira de arcade AOU



"Metal Gear Solid: Peace Walker - Official Art Works" é livro de arte baseado no game para PSP
Houve um tempo em que os arcades, máquinas de games operadas por crédito, tinham os melhores jogos do mercado. Depois que os consoles evoluíram, esses gabinetes gigantes perderam espaço, mas não quer dizer que tenham desaparecido.

No Japão, ainda se realiza anualmente uma feira dedicada ao setor, organizada pela AOU (Amusement Machine Operator's Union), associação que reúne empresas que trabalham com fliperamas.

Previsto para abrir para o público neste sábado (19), a AOU Expo 2011 mostra as tendências do setor, apostando, muitas vezes, em máquinas que aos olhos de um ocidental seria apenas extravagante.

Esse é o caso de "StarHorse3", um simulador de jóquei feito pela Sega. Gigante, o gabinete, que mais parece um cinema, conta com três telas enormes dispostas lateralmente, com tecnologia DLP, e mais cinco monitores LCD para mostrar detalhes das corridas. Cada jogador - dez no total - tem sua própria tela, para gerenciar suas apostas e cavalos. Como o intuito é manter o cliente o maior tempo possível, os assentos são luxuosos e confortáveis.

Divulgação



Um pouco mais normal é "Let's Go Island 3D", que conta com um monitor de 52 polegadas que exibe imagens estereoscópicas, e propicia efeito de 3D sem óculos especiais (quem se sentir desconfortável pode desligar o efeito). O game em si é um típico título de tiro sobre trilhos, em que se usa uma pistola para atirar no que aparecer na tela. Para dar um pouco mais realismo, a máquina solta jatos de ar (a aventura acontece numa ilha tropical).

Divulgação
Com tela 3D de 52 polegadas e jatos de ar, "Let's Go Island 3D" aposta na experiência de uma aventura numa ilha tropical


Para fãs de jogos de luta, um dos principais lançamentos de "Tekken Tag Tournament 2", versão em duplas da famosa série de pancadaria da Namco Bandai. O jogo conta com 41 personagens, incluindo uma nova lutadora - é uma mascarada de luta-livre chamada JC -, e conta com uma máquina que faz transmissão ao vivo das lutas que acontecem no mundo inteiro através da rede Tekken.net. Por enquanto, não foi anunciada uma versão para consoles do game. A Sega também tem um novo game de luta, chamado "Chaos Code", cuja aparência lembra "BlazBlue".

Divulgação
Depois de 12 anos, "Tekken Tag Tournament" ganhou uma continuação no fliperama


Um jogo de luta um pouco diferente é "Dragon Ball: Zenkai Battle Royal", em que até quatro personagens trocam socos, chutes e raios meteóricos típicos desse universo. Por enquanto, estão confirmados dez personagens: Goku, Krilin, Vegeta, Frieza, Piccolo, Número 16, Número 18, Trunks, Cell e Nappa.

Divulgação
"Dragon Ball: Zenkai Battle Royal" é um game de luta para quatro jogadores


Arte imita os games

Não é de hoje que os games, já disseminados na cultura popular, são referências estéticas para diversos outros segmentos. A mais recente homenagem parece ter saído numa propaganda de um refrigerante, que lembra em muitos pontos uma sequência vista em "Final Fantasy VII: Advent Children", animação feita pela Square Enix baseada no universo do famoso RPG. O.K., mas nada que se compare com o plágio do clipe da cantora sul-coreana Ivy, que praticamente copiou quadro a quadro o filme de animação. A artista foi condenada e teve a veiculação do vídeo proibida.

Inimiga na área

A Sony tem uma quedinha por campanhas publicitárias bizarras e, apesar de isso não acontecer muito no Japão, foi o que ocorreu com "Killzone 3". Uma campanha na web do game tem como personagens o comediante Terence Lee e a atriz de filmes de adultos Noa Torigoe. Se a profissão da moça já não é lá ortodoxa, ela ainda é uma jogadora, com o perdão do trocadilho, hardcore, com preferência por games de tiro em primeira pessoa e RPGs ocidentais. Sendo assim, o videogame que mais usa é o Xbox 360 (inclusive, já relatou em seu blog que foi acometida pelas três luzes da morte).

Divulgação
'Caixista' e atriz de filmes adultos Noa Torigoe está na campanha de "Killzone 3", jogo exclusivo para PlayStation 3


E os japoneses parecem empolgados pelo NGP, codinome do próximo videogame portátil da Sony: nada menos que 76,2% do público ouvido pela revista Famitsu afirmaram ter interesse no aparelho que está previsto para sair no final do ano. Sobre o preço, 42,5% creem que vai custar até 30 mil ienes (US$ 360).

Por fim, saiu recentemente um livro de arte com as artes oficiais de "Metal Gear Solid: Peace Walker". Com 208 páginas coloridas, sai por 3.045 ienes (US$ 36,53). Como sempre, não foi confirmada uma edição ocidental da publicação.

0 comentários:

Postar um comentário