25 setembro 2012

Detonado – CASTLEVANIA: Lords of Shadow


Dedicado ao nosso amigo ManiVella
Seja qual for sua pergunta existencial, prepare-se para mais pancadaria e inimigos mais poderosos.
Vamos então ao que interessa.
Neste post a lista completa para os colecionáveis e Trials dos Capítulos IIIIV e V.
CAPÍTULO III
1) The Three Towers + ¥ § ♥
+ Arca da Irmandade (mais fadas***Cyclone Boots ou Seraph Sholders*** – Pouco depois do começo da fase você vai pular em várias “ilhas” para seguir adiante. Note a arca numa plataforma mais distante, à direita da última dessas ilhas, antes de descer para seguir seu caminho. Você pode dar um pulo duplo (Seraph Shoulders) ou então correr (Cyclone Boots) e depois pular para alcançar a arca.
+ Relíquia Fairies (recebida automaticamente)
¥ Shadow Gem (7/30) – Depois de pular pelas ilhas você chega à porta do templo. Vai rolar uma batalha. Ao final, a porta é aberta e, seguindo em linha reta, cuidado pra não tropeçar no cadáver.
§ Light Gem (8/30) – Exatamente à esquerda do último cadáver tem uma lasca brilhando no topo de um muro. Use sua corrente pra arrancar pedaços da parede. Pontos de apoio aparecem. Suba e, na próxima tela, atravessa o precipício balançando com sua corrente. Tá lá o corpo estendido no chão…
¥ Shadow Gem (8/30) – Depois de usar o Grande Lobo para subir a parreira, passe pelo primeiro arco à direita, subindo o pequeno lance de escadas.
♥ Life Gem (9/30) – Já depois de ter pego a primeira fada e ter resolvido o puzzle das mágicas, você vai precisar usar sua corrente em três ganchos diferentes pra subir numa torre com uma cabeça de mulher entalhada no topo. Quando escalar usando o último gancho, você sobe uma plataforma bem ao lado da cabeça. Siga até o meio dessa plataforma e, antes de subir ao topo da torre, ande em direção à tela pra achar o corpo.
¥ Shadow Gem (9/30) – Logo depois de pegar a terceira fada, exatamente no topo da torre descrita anteriormente, você começa a descer do local pelo lado de trás da grande cabeça. Quando usar a corrente no primeiro gancho, note uma grande rachadura à esquerda enquanto desce. Ao invés de se pendurar no segundo gancho, mova-se para a esquerda até conseguir entrar no vão. Dá pra avistar o corpo antes mesmo de entrar no local, quando estiver descendo pendurado pela corrente.
Trial: Termine a fase depois de matar 15 inimigos entorpecidos por fadas.
- Não tem segredo, mas fique atento. Solte as fadas e espere que os Lobisomens parem de tentar espantá-las e fiquem parados, balançando levemente de um lado para o outro, com um “pó” verde em volta. Use o comando de agarrar para eliminá-los rapidamente. Fique atento para só finalizar os peludos que ainda estão com o tal pó verde ao redor. Confira no marcador do desafio se a morte contabilizou. Faça isso com todo e qualquer lupino que cruzar seu caminho.
2) The Dark Lord of the Lycans +
- Não há jóias nesta área
+ Relíquia Cyclone Boots (recebida automaticamente)
Trial: Vença o Dark Lord sem usar Magia Branca.
- Muito mais fácil no modo Escudeiro, claro. Existem 2 checkpoints na luta. O primeiro é quando o cara mudar de forma e o segundo quando você tiver que destruir os pilares no entorno da arena. Role, bloqueie, contra-ataque. Se você comprou o combo Sumersault Strike, use-o incessantemente. Segure  e aperte Gabrieldá uma pirueta sobre a cabeça do meliante e cai às costas dele. Aí é só bombar pra desferir uma sequência daquelas. Fique de olho na sua energia e cuide pra chegar ao último checkpoint com pelo menos metade da barra. Dá pra fazer emPaladine se você já coletou todas as jóias e estiver com a Magia Negra cheia. Claro, lembre-se de NÃO apertar  em momento algum.
CAPÍTULO IV
1) Mountain Fortress ♥ ¥ § +
♥ Life Gem (10/30) – Logo no início da fase você precisa usar a Magia Negra para arrebentar uma porta. Siga pelo corredor até a câmera mudar de ângulo. Agora é só ir para a direita. Se você pegou todas as jóias até aqui, sua barra de energia vai aumentar um pouco.
¥ Shadow Gem (10/30) – Você vai precisar usar a Cyclone Boots pra pular um vão ao final de um corredor. Assim que chegar ao outro lado, vire para a direita. Tá vendo o muro inacabado? Arrebente essa parte da parede usando Magia Negra (segure e, depois do brilho, mova o analógico). Se você pegou todas as jóias até aqui, sua barra de Magia Negra vai aumentar.
§ Light Gem (9/30) – A partir do ponto onde você encontrou a jóia anterior, siga pela esquerda e passe pelo grande arco de pedra. Um pouco adiante tem um vão com um gancho logo acima, permitindo que você se balance com a corrente pra atravessar. Ao invés disso, suba por ela e se agarre a um beiral. Mova-se um pouquinho para a direita e outro gancho mais acima fica visível. Use a corrente de novo e você sobe a uma plataforma com o cadáver ao lado de um Dark Crystal.
§ Light Gem (10/30) – Logo depois de matar o Ogro, continue seu avanço até encontrar um pilar impedindo a passagem para um corredor. Use  + pra socar o pedregulho e abrir passagem. Se você coletou todas as jóias até aqui, sua barra de Magia Branca vai aumentar.
+ Arca da Irmandade (mais fadas***Stake*** – Também depois que matar o Ogro, siga o caminho até passar o portal em forma de ogiva descrito acima. Um pouco à frente você encontra uma roldana piscando à sua direita, perto de um portão. O difícil é não achar! Use sua cruz para girar a roldana e abrir o caminho para a arca.
Trial: Vença o Ogro sem ser atingido por ele.
- Não é difícil, mas pode exigir algumas tentativas. O desafio já começa a valer quando você precisa enfrentar só um dos braços do bichão. Fique distante e espere ele dar um murro no chão. A mãozona vem em sua direção, então é só dar aquela sequência legal com o . Passou dessa parte, checkpoint. O próximo é quando arrancar o primeiro olho do gigante e o último quando cegá-lo de vez. Apareceu a mensagem “Trial Failed”? Recarregue. Fique movimentando-se de um lado para outro e quando o Ogrão erguer os braços, use a Cyclone Boots pra correr ou oSeraph Shoulders pra evitar os murros que causam aquela onda de choque branca. Depois de algumas tentativas você consegue.
2) The Crow Witch § ¥ + ♥
§ Light Gem (11/30) – Logo no início da fase, suba até o topo das escadas. Está bem atrás da cabeça do corvo encravada no corrimão.
¥ Shadow Gem (11/30) – No lance esquerdo dessa mesma escada tem uma janela. Saia por ela e, ao invés de começar a subir a torre pelo lado de fora, desça para uma plataforma abaixo do nível da janela. Siga pendurando-se no beiral até encontrar um gancho. Use sua corrente nele para se balançar e alcançar uma caverna do outro lado. Pegue a jóia no cadáver e quebre o portão para voltar à sala do início da fase.
+ Arca da Irmandade (mais água benta*** Seraph Shoulders *** – Subindo a torre você enfreta uns malditos espadachins que parecem o Gorpo do He-Man. Quando enfrenta-los pela segunda vez suba a escadaria ao invés de usar o gancho. Ao final dela um pulo duplo é o suficiente pra alcançar a arca.
♥ Life Gem (11/30) – Está no último andar da torre, bem ao lado da fonte de orbes, numa sacada. É caminho para o topo da torre, onde você enfrenta a Bruxa Corvo. Não tem como perder.
Trial: Vença a Bruxa Corvo matando no máximo 2 de seus filhos.
- O jeito é jogar de volta na besta alada o máximo de ovos possível. Esquemão legal: fique parado esperando começar a animação da Bruxa jogando os ovos em você. Assim que o primeiro aparecer voando em direção à tela, comece a girar o  sem parar e fique dando tapinhas no  ao mesmo tempo. Se você for rápido, vai conseguir jogar de volta 3 dos 4 ovos que ela atira nessa hora. Feito isso, a bichona fica tontinha, esperando você se aproximar para agarrá-la. Depois de uma sequência animada, a Bruxa Corvo dá de fuça no chão e fica caída esperando você enchê-la de porrada. Ative a Magia Negra pra causar mais dano e seja rápido para acertar uma boa sequência. A maldita alça voo de novo, mas só vai atacar mais ovos se você botar pra dormir o filhote que saiu do único ovo que você não conseguiu arremessar na primeira parte da batalha. Use combos aéreos nesse urubuzinho maldito. Quando ele virar história, a mamãe dele volta a atirar ovos em vocês. Faça o mesmo esquema de girar o analógico e dar tapinhas no . Ficou tonta de novo, agarre-a e a sequência em que ela termina de cara no chão se repete. Com mais uma boa sequência de porradas você consegue arrancar a cabeça da maldita e completar esse desafio tendo matado só um filho da… bruxa.
CAPÍTULO V
1) Veros Woods ♥ ¥
♥ Life Gem (12/30) – Depois de lutar a primeira vez, siga para a direita e use Magia Negra pra arrebentar o muro empoeirado.
¥ Shadow Gem (12/30) – Fica na parte inicial da fase, pouco depois de ter suas relíquias roubadas pelo Chupacabras. Você precisa recuperá-las primeiro. Depois, volte para o primeiro acampamento dos duendes da neve.  A partir dali, siga sempre pela direita até encontrar outro muro empoeirado, à direita. Use Magia Negra para o momento demolição.
♥ Life Gem (13/30) – Vá de novo para o acampamento dos duendes. Dessa vez siga pela esquerda e você encontra outro muro, seu vândalo!
Trial: Recupere suas relíquias do Chupacabras em menos de 3 minutos.
- Facilita bastante jogar na dificuldade mínima porque tem batalha no meio do caminho. Depois da animação mostrando a bestinha roubando suas coisas, siga até encontrar a grande porta brilhando. Aperte  perto dela pra fazer um Javaliaparecer. Preocupe-se em atacar apenas o grande suíno. Dome-o e arrebente a porta. Despache o porcão e pule num beiral à sua direita. Mova-se ao redor da grande pedra até conseguir subir nela. Antes de pular pra pegar o Chupacabras, solte uma fada pra distraí-lo. Agora é só terminar a fase e tá feito.
2) Wygol Village + ¥
+ Arca da Irmandade (mais água benta*** Seraph Soulders *** – Bem no comecinho da fase, dê alguns passos e olhe à direita. Suba o pequeno lance de escadas e parta pro vandalismo na parede da casa. La dentro você avista a arca num patamar que só pode ser alcançado com um pulo duplo.
¥ Shadow Gem (13/30) – No cemitério, depois de tampar todos os buracos de onde saem os Ghouls, à direita do portão de saída, procure perto de um portal numa pequena edificação. Está em cima de uma pilha corpos.
+ Relíquia Stake (recebida automaticamente)
Trial: Termine a fase sem deixar que Zobek mate um único Ghoul.
- Bem simples. Basta agarrar todo Ghoul que você encontrar pela frente. Mate-os sempre com o comando de agarrar, caso contrário você vai acabar enfraquecendo os canibais e facilitando o trabalho pro Zobek. A vantagem em agarrar também está no fato da ação dos personagens à sua volta ficar em espera. Isso vale também para seu companheiro de cruzada, então use  o tempo todo que vai ser fácil cumprir esse desafio.
3) Abbey Catacombs ♥ §
♥ Life Gem (14/30) – Na sala com as grandes engrenagens, quando é preciso pedir para Zobek segurar um leme enquanto você atravessa na plataforma. Passe do ponto para pular na plataforma onde está a chave e continue em direção à câmera. Suba o pequeno lance de escadas à esquerda. Achou?
§ Light Gem (12/30) – Depois de pegar as duas chaves, você chega a um pátio onde tem que girar um leme para usar o portal e seguir (na parte do Puzzle). Gire o leme apenas 90° no sentido horário e peça para Zobek segurar pra você. Corra para o portal e você vai aparecer na frente do cadáver.
Trial: Termine a fase sem deixar que Zobek seja derrubado em combate uma única vez.
- É mais fácil do que parece. Os inimigos realmente capazes de derrubar seu companheiro são os Vampiros. Fique perto de Zobek sempre que os chupadores de pescoço estiverem na área. Você pode acabar facilmente com eles usando combos aéreos ou, infinitamente mais fácil, jogando água benta. Um frasco bem usado deixa vários dentuços prontos para serem finalizados. O ponto que pode ser realmente um problema é a área onde você tem que resolver o quebra-cabeça. Antes de girar o dispositivo e pedir pra Zobek segurá-lo, acabe com todos os inimigos da tela. Seja rápido para alcançar o portal, caso contrário seu companheiro ficará bem vulnerável quando mais monstrengos aparecerem.
4) Abbey Library § ¥
§ Light Gem (13/30) – Logo que começar a fase, note o tapete vermelho. Siga-o até virar à direita e encontrar o corpo.
§ Light Gem (14/30) – Depois de girar o primeiro espelho e abrir a porta, você chega a uma sala com outro feixe de luz bem aparente. Vá para o lado direito, seguindo o raio. Quando chegar na parede onde o feixe termina, dê alguns passos para a esquerda e você vai encontrar uma pilha de livros. Use golpes da corrente pra destruir essa pilha e encontrar o cadáver.
¥ Shadow Gem (14/30) – Depois de abrir a segunda porta usando espelhos, suba os dois lances de escadas. Tem um feixe de luz bem ao lado de um espelho. Note que esse raio acerta o pilar de uma pequena arcada. Destrua os livros dentro dela pra achar o corpo.
Trial: Resolva o quebra-cabeça dos espelhos em menos de 2:30 minutos.
- Chato, chato, muuuuito chato! É o desafio mais pé-no-saco do jogo. Você tem que se mover muito rápido (é quase impossível completar sem a Cyclone Boots) e qualquer errinho significa ter que recarregar o checkpoint. Bom, antes de mais nada, você precisa de um bom estoque de água benta e a barra de Magia Negracompletamente cheia. Só existe um checkpoint a meio caminho do desafio. Seu primeiro passo é completar o trecho antes desse checkpoint o mais rápido possível. Pra isso, use o soco com a Magia Negra ativa pra empurrar os três primeiros espelhos. Isso evita ter que carregar o golpe antes e agiliza muito o avanço. Quanto mais rápido passar por essa primeira etapa, mais tempo vai sobrar para a parte em que você vai ficar recarregando o jogo várias vezes, até conseguir cumprir o desafio. Ok, chegou no grande salão com os malditos Gremilings? Então se você ainda tem mais de 1/3 da sua barra de Magia Negra, pode usar mais uma vez o esquema de socar com ela ativa. Nem pense em usar a fonte de orbes pra recarregar no meio do caminho. Qualquer segundo perdido é fatal. Quando for empurrar os espelhos do salão com a fonte de orbes, só o faça se não tiver Gremilins por perto. Eles vão atacá-lo no meio do movimento e impedir o avanço do espelho. Jogue água benta pra matar os malditinhos rapidamente. Alinhe os dois espelhos para mandar o feixe de luz pelo buraco no centro da sala. Use a Cyclone Boots para avançar o tempo todo, principalmente quando for passar pela passarela no centro dessa área. Chegou ao outro lado do salão, dê um murro no espelho e arrebente a parede à esquerda de onde ele parar. Corra para trás do outro espelho dentro da sala que você acabou de acessar e empurre-o uma única vez. Vai aparecer uma daquelas grandes armaduras possuídas. Ignore-a totalmente e NÃO tente empurrar mais uma vez o espelho dessa sala. Volte para o anterior, que você tinha socado uma vez antes de arrebentar a parede. Empurre o negócio até o final da trilha traçada no chão. Segure a alavanca para girá-lo e dê três comandos no sentido anti-horário, deixando o espelho pronto para refletir o feixe de luz na porta. Ao lado direito tem outra parede que precisa ser derrubada com Magia Negra. Note que você vai voltar ao ponto onde aparecia a armadura. Essa luta deve ser evitada. Assim que derrubar a parede, corra para o espelho que você já empurrou metade do caminho antes. Dê mais um murro nele (se sobrou Magia Negra pra agilizar isso, melhor ainda) e corra para alinhá-lo com aquele que já está prontinho pra refletir a luz na porta. Feito!
5) Abbey Tower ♥ +
♥ Life Gem (15/30) – Você começa a fase numa área externa. Um pouco adiante, entre num corredor externo do castelo por uma grande rachadura na amurada. Assim que a câmera mudar de ângulo, ande em direção a ela pra encontrar o cadáver. Se você coletou todas as jóias até aqui, sua barra de energia vai aumentar.
♥ Life Gem (16/30) – Depois de escalar até o topo de uma torre, é preciso correr usando as Cyclone Boots e depois pular para pendurar-se num beiral de uma outra torre, bem próxima à primeira. Para avançar você deveria seguir para a direita. Antes de fazer isso, vá para a esquerda, pule a falha no beiral e faça a curva na torre. Quando a câmera mudar de ângulo, note uma protuberância saindo da parede mais adiante, abaixo do beiral. O cadáver está ali.
+ Relíquia Holy Water Flasks (recebida automaticamente)
Trial: Destrua 100 objetos antes que o tempo determinado acabe.
- Inicialmente você tem 20 segundos. O tempo só começa a contar quando você quebrar o primeiro objeto. Cada tralha destruída adiciona 1 segundo ao contador. O esquema bom é acabar com os inimigos que aparecerem usando água benta. TantoGhouls como Gremilins morrem facilmente com essa relíquia, então tenha o estoque cheio pra não penar no desafio. “Mas, Malki, por que simplesmente não ignorar os caras?” Porque o jogo tem um tipo de sistema de mira automática. Na maior parte do tempo, ele ajuda. É só soltar o direcional que as correntes de Gabriel vão acertar o meliante que estiver mais perto. Aqui isso só vai atrapalhar. Se deixar os bestinhas ao seu redor, vários golpes que deveriam acertar caixas ou barris vão acabar sendo direcionados para eles, fazendo você perder segundos preciosos. Limpe a área com água benta que fica bem mais fácil. Antes de fazer pra valer, vasculhe todo o mapa para marcar bem onde estão as caixas, barris e carroças antes da ponte. Você precisa ter destruído 66 objetos até o momento em que usa a corrente pra descer a ponte. Depois dela, quebre tudo no pátio do castelo e não use a roldana para abrir o portão. Ao invés disso, vá para a extrema direita do portão e use o pulo duplo (Seraph Shoulders) pra alcançar a beirada. Você então deve descer o caminho em direção ao outro lado do portão, quebrando todos barris e caixas que encontrar pelo caminho. Existem exatamente 102 objetos até esse ponto da fase e é a única parte dela onde dá pra fazer o desafio. A conta é apertada, mas depois de uma ou duas tentativas você consegue.
6) Brauner
- Não há jóias ou relíquias nesta área
Trial: Derrote o Vampiro de Elite depois de acertá-lo 4 vezes seguidas com sua própria arma.
- Se você for bom em esquivar-se, dá pra fazer no playthrough em Paladine sem problemas. Não bata no Brauner nenhuma vez antes de ter arremessado de volta a espada-bumerangue dele quatro vezes seguidas. Você só não pode ser atingido pelo vampirão quando ele arremessar a lâmina. Qualquer outro golpe que pegar em você não anula o desafio. Fique rodeando o dentuço e desviando das suas investidas. Mantenha distância, caso contrário ele não vai jogar a arma. Quando ele disser “try to catch this”, pare e espere a lâmina estar bem perto pra apertar . Se quiser, você pode ficar dando tapinhas no gatilho sempre que o Brauner for atirar a espada. Seja muito rápido nas repetições se decidir por esse método, caso contrário vai perder o momento certo e acabar sendo atingido pela lâmina. Depois que o contador marcar 4, pode partir pra porrada desenfreada no chupador de pescoços. Quer uma dica? O Trial é a própria dica. Matar o Vampirão com sua própria arma é um método muito eficiente.
7) Castle Sewers ¥
¥ Shadow Gem (15/30) – Logo no início, assim que entrar nos esgotos, desça a escada à direita até o nível da água. Continue seguindo para a direita pela água, um pouco em direção à tela. Cuidado com os monstrengos submersos e o gás venenoso. O corpo está em chão firme, mas a distância é grande, então se bobear você vai acabar afundando na inhaca. Um jeito fácil de atravessar o local é subir no piso perto do portão abaixo do gárgula que cospe esgoto. A partir dali, dê um pique com as Cyclone Boots e pule um pouco pra direita, mas em direção à tela. Se não cair direto ao lado do cadáver, vai estar bem perto do local. Pegou todas as jóias até aqui? Barra de Magia Negra crescendo…
Trial: Mate 3 Soldados Esqueleto sem destruir seus escudos.
- Bem fácil, mas você precisa ter comprado o Landslide Punch. Pra não destruir os escudos desses caras, você não pode acertá-los com sua corrente. Ou seja, só golpes com a Dark Gauntlet podem ser usados. O combo acima é o ideal. Os esqueletos em questão estão na área a que você chega depois de desligar os gárgulas que cospem esgoto, ali do lado de onde você achou a Shadow Gemanterior. Quando começar a girar a roldana, os ossudos aparecem. Pule, segure e aperte . Se você já comprou o upgrade desse combo, carregue segurando o pra causar mais dano. Repita o golpe algumas vezes e já era. Fica um pouco mais fácil jogando como Escudeiro já que você pode tomar mais porrada enquanto tenta acertar os esqueletos.
~          ~          ~
E aí, já tá achando que o jogo não é tão difícil assim?
Daqui pra frente as coisas parecem ficar mais fáceis, mas na verdade é só você se acostumando com o sistema e os controles do jogo. Se estiver com dificuldade em algum ponto específico, pergunte!

2 comentários: